PROTETOR SOLAR EM CASA? - Dra. Ana Alice De'Carli

PROTETOR SOLAR EM CASA?

CORONAVÍRUS X AMAMENTAÇÃO
1 de julho de 2020
POR QUE TOMAR SOL É TÃO IMPORTANTE?
1 de julho de 2020
Show all

PROTETOR SOLAR EM CASA?

A pandemia do coronavírus trouxe uma nova realidade pra muita gente, como a necessidade do isolamento social e, consequentemente, o home office. Desta forma, surgiu uma dúvida: é preciso usar protetor solar em casa? Claro que sim!

O protetor solar deve ser usado mesmo que você fique em casa. Um dos motivos é o contato direto com fontes de luz, como lâmpadas, e com equipamentos eletrônicos emissores de radiação e raios ultravioleta, como o computador. Manchas na pele, espinhas e o risco de câncer de pele, principalmente se houver histórico na família, também são fatores que podem exigir cuidados extras com a saúde e aplicação diária do produto.

Além disso, os efeitos danosos dos raios UVA – que atravessam janelas – passam praticamente despercebidos. Eles são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce (manchas e rugas), duram o dia todo e penetram até as células da camada profunda da pele. Já os raios UVB são fáceis de sentir, pois causam vermelhidão e queimaduras.

O PERIGO DA LUZ VISÍVEL

É chamada de luz visível a parte dos raios solares captada pelos olhos e que nos permite enxergar os objetos. Essa luz é considerada tão perigosa quanto a radiação UVA e UVB: ela também atravessa vidros e pode causar envelhecimento precoce da pele, manchas, rugas e câncer de pele.

A luz visível não vem só da claridade, mas também é emitida, em menor quantidade, por luzes artificiais em ambientes muito iluminados, TVs, tablets, celulares e computadores.

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) descobriu que a luz visível corresponde a 45% da energia solar que alcança o nosso corpo e o seu efeito prejudicial é multiplicado devido à associação com os raios UVA. Combinadas, as duas radiações aumentam na pele a produção de pigmento e acelera o envelhecimento.

Todos os tipos de radiação (UVA, UVB e visível) produzem radicais livres – moléculas nocivas que oxidam e danificam as células da pele. Além disso, os danos são cumulativos, ou seja, os estragos vão se acumulando no nosso DNA celular desde éramos crianças e se revelam anos mais tarde.

REAPLICAR PROTETOR SOLAR

Reaplicar o protetor solar é tarefa imprescindível para a saúde da pele. O ideal é passar o protetor solar no rosto de manhã e, mais uma vez, na hora do almoço.

Para mulheres que usam maquiagem, a orientação é passar o protetor solar em primeiro lugar e reaplicar produtos, como pó compacto, que tenham filtro solar na formulação.

OS FILTROS SOLARES COM COR

Nem todos os protetores comuns são capazes de barrar a luz visível. Em geral, os produtos que trazem nas embalagens as indicações de proteção UVA/UVB defendem a pele somente dos raios ultravioletas. Essa é a chamada proteção química, feita por substâncias que não deixam que a radiação ultrapasse a epiderme (a camada superficial da pele). Porém, também é necessário que o produto ofereça a proteção física, que cria uma barreira que reflete a luz visível e impede que ela penetre na pele.

Os únicos filtros que conseguem proteger a pele da luz visível são os físicos, à base de dióxido de titânio e óxido de zinco. Eles NÃO são transparentes, se depositam na pele e a deixam esbranquiçada.

O desafio da indústria de cosméticos é aperfeiçoar os produtos para que sejam leves e transparentes. Mas, por enquanto, a solução é usar filtros solares que têm um pouco de cor, já que as partículas do pigmento barram a radiação e também ajudam a disfarçar manchas e espinhas.

PROTETORES SOLARES ANTI-IDADE

Alguns protetores solares ainda contêm antioxidantes – substâncias que impedem a formação de radicais livres – e, em alguns casos, revertem os danos causados por eles na pele. Alguns antioxidantes importantes são:

• Vitaminas E, C, A, B3.

• Resveratrol (presente na uva).

• Ácido elágico da romã.

• Extrato de blueberry.

• Folha de oliveira.

• Moléculas OTZ 10 (minimiza os danos do calor).

• Alistin (age nas camadas de água e gordura da pele).

• Exo-P (evita os danos causados pelos poluentes).

EM RESUMO

• Passe o protetor solar no rosto se ficar em ambientes muito iluminados por janelas.

• Use protetor solar se fica exposto a luzes artificiais muito fortes dentro de casa.

• É preciso passar filtro se você fica muito tempo na frente do computador, do tablet ou fala e interage ao telefone celular por longos períodos.

• Se fica em frente à janela ou ao computador, é melhor usar filtro solar com cor (mesmo que seja a cor branca).

• Para ficar ao ar livre, na varanda ou no quintal, passe filtro solar também no corpo, em todas as partes expostas ao sol ou à luz, como o pescoço e as mãos.

• Em ambientes fechados, o FPS deve ser igual ou maior que 30 e reaplicado a cada 4 horas.

E atenção: usar o protetor solar ideal para a sua pele é fundamental para a saúde e beleza da sua pele. Consulte um médico especialista para saber qual é o produto mais indicado para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *