Mastopexia

Os seios também sofrem a ação da gravidade e, dependendo de fatores genéticos, redução acentuada de peso e amamentação, com o tempo tendem à perda de firmeza e queda (ou ptose).

A mastopexia é a cirurgia para levantar mamas caídas (ptosadas) e visa reposicioná-las em seu lugar ideal. Trata os casos em que há queda (flacidez) das mamas, não havendo desejo de reduzi-las. É indicada para pacientes com mamas de volume adequado, porém com pele flácida; pacientes com a aréola posicionada na altura do sulco mamário ou abaixo do mesmo; pacientes com flacidez mamária.

Ela pode ser realizada de diversas maneiras, dependendo de cada paciente. Fatores individuais vão determinar a técnica específica. Em geral, é retirada a pele excedente, e os tecidos internos das mamas são reposicionados. Pode ser realizada com ou sem prótese de silicone.

Mastopexia - Cicatrizes

As cicatrizes variam de acordo com a indicação técnica e podem em “T” invertido, em “L” ou apenas vertical (da aréola até o sulco - dobra inferior da mama). Sua extensão depende do volume das mamas e do excesso de pele. Em alguns casos, há também a opção de cicatriz somente em torno da aréola.

O bom resultado de qualquer cirurgia plástica depende de um pós-operatório cuidadoso e responsável. Não deixe de seguir as orientações do seu cirurgião.